P. O que é daimoru?
R. (Por Ryokan Hiroshi)
Já falei sobre a compreensão e a minha compreensão. Agora vou falar em terapia. Primeiro é o que se pode chamar "cortar pela raíz".
Existem raízes principais e os rizóides, existem uns grossos outros finos. O normal é combater raíz por raíz. Isso pode ser muito improdutivo. Porque enqunto você corta rizóides de um lado outros crescem do outro sem que veja. Mas combater raíz por raíz é bom também, desde que dedique mais tempo em cortar a principal. E leva tempo, muito tempo.
Outra coisa é cortar pela raíz. Você vai demorar, mas quando começa a atacar a raíz principal, as menosres comecam a morrer. É assim no zen, no Tao, com o wo wei ["não ação"], você ataca a raíz principal e destrói toda a árvore do mal.
Dizem aqui que a principal raiz é o orgulho, outros que é a soberba, não deixa de ser certo. O que fez Adão comer o fruto perigoso? Aí outros dizem que o pecado original é o sexo: quando não conhece a religião que professa dá nisso. A raiz principal é isso, é a presunção do eu como Buda chama. É a soberba do eu. O confiar no eu e querer ser igual a Deus, seu eu de inexiste a superestimado, foi o que fez Adão comer a fruta. Sim! Nao foi satã, ele teve a escolha.
E se você escolher agora cortar essa raiz? "Negue-se as si mesmo", Jesus disse. Cortar a presunção do eu demora, mas enquanto faz isso as demais raízes que depedem dessa, a principal, vão enfraquecendo, se extinguindo.
E o que é uma terapia baseada nisso? Este é o segundo aspecto! O mais importante no encontro terapêutico. É triturar. Esmagar e triturar é fazer em pedaços, em pedaços pequenos, tudo fica claro e desfeito, sem a força daquela unidade, daquele bolo alimentar. Não dá mais para emendar e as raízes cortadas morrem.
Na terapia uma parte é ensinar como se faz isso. E enquanto a libertação total não acontece vai ensinando a estar consciente e conhecer o funcionamento de todo o resto e dos problemas como realmente são, e quais suas reais causas, e como lidar com eles e se libertar deles enquanto a libertação plena ainda não acontece. E isso vai liberando o caminho. Vai levando à libertação final mais cedo!
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