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quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Com o Pensamento Aplicado e Sustentado

O budismo é também um caminho de destruição?

Samyutta Nikaya XLIII.3
Savitakkasavicara Sutta
Com o Pensamento Aplicado e Sustentado
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Em Savatthi. “Bhikkhus, eu ensinarei para vocês o incondicionado e o caminho que conduz ao incondicionado. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“E o que, bhikkhus, é o incondicionado? A destruição da cobiça, a destruição da raiva, a destruição da delusão: isso é chamado de incondicionado.
“E qual, bhikkhus, é o caminho que conduz ao incondicionado? Concentração com o pensamento aplicado e sustentado; concentração sem o pensamento aplicado, só o sustentado; concentração sem o pensamento aplicado e sustentado: [1] isso é chamado o caminho que conduz ao incondicionado.
“Portanto, bhikkhus, eu ensinei para vocês o incondicionado e o caminho que conduz ao incondicionado. Aquilo que por compaixão um Mestre deveria fazer para os seus discípulos, desejando o bem-estar deles, isso eu fiz por vocês, bhikkhus. Ali estão aquelas árvores, aquelas cabanas vazias. Meditem, bhikkhus, não adiem, ou então vocês se arrependerão mais tarde. Essa é a nossa instrução para vocês."

Nota:[1] Essa tríade de concentrações aparece em outros suttas nos nikayas (veja por exemplo o AN VIII.63 e MN 128). Uma concentração sem o pensamento aplicado e com o pensamento sustentado não se encaixa dentro da sequência familiar de quatro jhanas, na qual o primeiro jhana inclui ambos o pensamento aplicado e sustentado e o segundo jhana exclui ambos. Para reconciliar os dois esquemas o Abhidhamma complementa o esquema de quatro jhanas com uma sequência de cinco jhanas em que o segundo jhana não tem o pensamento aplicado apenas o sustentado e o terceiro jhana corresponde ao segundo jhana no esquema de quatro jhanas.  

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