Metta, o amor universal e
incondicional, não existe normalmente em nossa corrente mental, se nós
acreditamos que possuímos tal amor é urgente reavaliarmos nosso fluxo de
consciência e sinceramente observarmos a cada momento a procura de tal amor
manifestação de amor ou mesmo de sua existência. Em que momento ele está
presente na nossa vida diária?
Esse tipo de amor é fundamental
no caminho budista, mas temos que admitir que ele é fundamental na vida no
mundo principalmente. No budismo ele geralmente surge como resultado do
desenvolvimento dos jhanas, ou mesmo como resultado do treinamento gradual no
dia a dia e exercícios de meditação como o que vem a seguir. Não é de se
admirar que todas as religiões enalteçam o amor, ele é necessário ao bem das
pessoas e dos seus próximos, mas é mais fundamental ainda no desenvolvimento
espiritual.
Podemos dizer que a meditação
formal e o insight ajudam no desenvolvimento de metta e que metta ajuda no desenvolvimento
da concentração e do insight. Sobre esse tipo de meditação o Ven. Shravasti
Dhammika diz no livro Good Question, Good Answer publicado pelo Buddha Dhamma
Mandala Society, 2006: “primeiro você volta sua atenção para si você mesmo e diz
para si mesmo palavras como ‘Que eu esteja bem e feliz, que eu seja calmo e
pacífico. Que eu esteja protegido dos perigos. Que minha mente esteja livre da
raiva. Que meu coração esteja preenchido de amor. Que eu esteja bem e feliz. ’
Então um por um, você pensa em pessoas amadas, uma pessoa neutra, que é uma
pessoa que você nem gosta nem desgosta, e finalmente uma pessoa que você não
gosta, desejando que cada um deles esteja tão bem quanto você desejou para você
mesmo.”
A recitação aqui apresentada é
exatamente desse tipo. No budismo temos formas de desenvolver esse amor, de
fazê-lo surgir cada vez mais, de cultivá-lo. Tais recitações são uma forma de
meditação para este fim. Essa recitação foi composta Ven. H. Gunaratana e
publicada por Ricardo Sasaki e publicada em sua obra O Livro das Devoções pelas
edições Nalanda em 1999.
Você pode fazer essa meditação
formalmente, ou seja, senta em uma confortável posição de meditação e com os
olhos fechados ou semicerrados e pronuncia em voz alta ou para si mesmo as
frases, consciente de seu sentido, desejando que seja realizado aquilo que é
dito e imaginando a si mesmo e aos seres referidos recebendo os benefícios que
são ditos. A princípio enquanto as sentenças não estão memorizadas você pode
adotar a disciplina de ler para si mesmo cerimonialmente todos os dias cultivando
o amor dessa forma. E quando você estiver treinado pode também fazê-la em
qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer posição, em qualquer situação.
Isto também vai trazer sentimentos bons e de bem estar.
T Y Lee no livro Anyone can go to
Heaven distribuído pelo www.justbegood.net
e pelo www.loveusnoteatus.com sugere
que nós irradiemos esse amor e essas aspirações, primeiro a todas as pessoa com
quem estamos, por exemplo, na sala de meditação ou em casa, depois para todos
naquela localidade, depois todos na cidade, depois no país, então para o
continente, e finamente para todo mundo (ou mesmo no universo) enchendo de amor
e bondade o mundo inteiro ao leste, oeste, norte, sul, acima, abaixo e através.
MEDITAÇÃO SOBRE A AMIZADE UNIVERSAL
1. Que eu seja sadio, feliz e pacífico. Que nenhum mal me
fira. Que nenhuma dificuldade me atinja. Que nenhum problema me angustie. Possa
eu ser sempre ser sempre bem sucedido.
Possa eu também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
2. Possam meus pais ter saúde, felicidade e paz. Que nenhum
mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
3. Possam meus mestres ter saúde, felicidade e paz. Que
nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
4. Possam meus parentes ter saúde, felicidade e paz. Que
nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
5. Possam meus amigos ter saúde, felicidade e paz. Que
nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
6. Possam todos que me são indiferentes ter saúde,
felicidade e paz. Que nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja.
Que nenhum problema os angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem
sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e determinação
para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e fracassos da
vida.
7. Possam meus inimigos ter saúde, felicidade e paz. Que
nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
8. Possam todos os seres vivos ter saúde, felicidade e paz. Que
nenhum mal os fira. Que nenhuma dificuldade os atinja. Que nenhum problema os
angustie. Possam eles ser sempre ser sempre bem sucedidos.
Possam também ter paciência, coragem, compreensão e
determinação para enfrentar e superar as inumeráveis dificuldades, problemas e
fracassos da vida.
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