Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

REFLEXÃO SOBRE A AMIZADE UNIVERSAL

Esta reflexão pode ser utilizada como recitação durante a prática da meditação metta (amor, amorosidade). Como é uma recitação curta e com muitas repetições, com a leitura diária será facilmente memorizada.
Sempre que fizermos essa prática podemos visualizar que nossa intenção se concretiza. O venerável U Silananda recomenda que enquanto dizemos sentenças como essas, visualizamos e tentamos ver realmente todos os seres estando bem, felizes, em paz e que nossos pensamentos de amor os alcança, toca-os, abraça-os, e que os faz se sentir realmente bem, felizes e em paz . ao recitar para nós podemos nos ver banhados pela benção do Buda, do Dharma e da Sagha; ao recitar para os outros podemos visualizarmo-nos irradiando tais bênçãos. Alguns se utilizam da imagem mental de uma luz azul para facilitar essa visualização, porém não me recordo de ver uma orientação assim dada por algum professor, nem nos meus livros que acabo de consultar, nem no cânone, mas isto pode realmente ser útil no começo.
Durante a recitação além da visualização devemos estar concentrados em tudo isso e realmente fazer essa reflexão. Ela começa desejando o bem a nós mesmos e depois para todos os seres. Em seguida descreve resumidamente o processo do kamma (karma). Esta é a lei da ação e consequência; também a tomada de consciência da responsabilidade, inteiramente, sobre nossas ações. Quando falamos “todos os seres”, obviamente estamos incluídos neste grupo, então ao recitar essa última parte deve-se estar consciente de que não estamos desejando isso ao outros, pois é uma lei, não precisa ser desejada, mas sim que devemos agir corretamente seja mental, verbal ou corporalmente e quiçá possamos inspirar todos os seres a essa mesma experiência.
A tradução aqui utilizada foi feita diretamente do pali pelo professor Ricardo Sasaki e publicada em sua obra O Livro das Devoções pelas edições Nalanda em 1999.

Handa mayam brahmaviharapharanam karomase

Reflexão sobre a Amizade Universal

Que eu possa ser feliz,
Que eu possa ser livre do sofrimento,
Que eu possa ser livre da inimizade,
Que eu possa ser livre das dificuldades,
Que eu possa preservar minha felicidade.

Que todos os seres sejam felizes,
Que todos os seres sejam livres da inimizade,
Que todos os seres sejam livres da maldade,
Que todos os seres sejam livres das dificuldades,
Que todos os seres preservem sua felicidade,
Que todos os seres não se separem da boa fortuna que já conquistaram,
Que todos os seres sejam totalmente livres da insatisfação.

Todos os seres são senhores de suas ações,
Herdeiros de suas ações,
Nascidos de suas ações,
Unidos às suas ações,
Protegidos por suas ações.
O que quer que afaçam, para o bem ou para o mal,

Disto eles serão os herdeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário