Algumas pessoas têm me perguntado como vencer obstáculos como a ira, ânsia
de obter algo, luxúria, inquietação mental, enfim os estados mentais negativos,
as obstruções, o que no budismo é chamado nivarana, normalmente traduzido como
obstáculo.
Entre todos os obstáculos que surgem em nossa mente existem cinco
principais, que são os que impedem a visão clara e o sucesso na meditação, a
obtenção dos quatro jhanas (estados de concentração que permitem ver com
clareza e fora das emoções aflitivas). Estes obstáculos são também os que
atrapalham e interferem em todos os campos de nossa vida gerando dificuldades;
eles são também como que os pais de todas as outras obstruções, eles são suas
raízes principais.
Além de detectar isso e dar práticas que
levam a uma visão profunda e bem mais penetrante, Buda oferece antídotos
específicos a estes obstáculos. Tudo isso será tratado no texto a seguir
apresentado e compilado por um conceituado monge da escola theravada, Nyanaponika Thera. Já foi publicado esse
texto aqui na íntegra, mas por se tratar de um tema complexo e de um texto
bastante longo resolvi apresentá-lo em partes, até para que estas sejam mais
bem estudadas e levadas à prática entre cada uma das publicações, que serão
como etapas da compreensão e da prática gradual a fim de vencer estes
obstáculos. Aqui uma apresentação geral para o entendimento do tema e como é
tratado na psicologia budista, no seguinte já teremos algo bem mais prático e também
estarei fazendo comentários mais específicos e até mais pessoais na
apresentação de cada parte.
Os Cinco
Obstáculos Mentais e Sua Superação
Textos
selecionados do Cânone em Pali e dos comentários.
Compilado e traduzido por Nyanaponika Thera
Compilado e traduzido por Nyanaponika Thera
Introdução
A
inabalável libertação da mente é a suprema meta na doutrina do Buda. Aqui,
libertação significa: a libertação da mente de todas as limitações, amarras e
laços que a amarram à Roda do Sofrimento, ao Ciclo de Renascimentos. Isso
significa: limpar a mente de todas as impurezas; remover todos os obstáculos
que barram seu progresso da consciência mundana (lokiya) para a supramundana
(lokuttara-citta), isto é, para o estado de Arahant.
São muitos
os obstáculos que bloqueiam o progresso no caminho espiritual, mas existem
cinco em particular, conhecidos pelo termo pali nivarana, que são mencionados
frequentemente nos textos Budistas:
1. Desejo
sensual (kamacchanda),
2. Má-vontade (byapada),
3. Preguiça e torpor (thina-middha),
4. Inquietação e ansiedade (uddhacca-kukkucca),
5. Dúvida (vicikiccha).
2. Má-vontade (byapada),
3. Preguiça e torpor (thina-middha),
4. Inquietação e ansiedade (uddhacca-kukkucca),
5. Dúvida (vicikiccha).
Eles são
chamados de "obstáculos" porque bloqueiam e envolvem a mente de
várias formas, obstruindo seu desenvolvimento (bhavana). De acordo com os
ensinamentos Budistas, o desenvolvimento espiritual é duplo: através da
tranquilidade (samatha-bhavana) e através do insight (vipassana-bhavana). A
tranquilidade é ganha através da completa concentração da mente durante os
estados de absorção meditativa (jhana). Para alcançar tais estados, a superação
dos cinco obstáculos, pelo menos temporariamente, é uma condição preliminar. É
justamente nesse contexto de se atingir os jhanas que o Buda menciona os cinco
obstáculos em seus discursos.
Há cinco
fatores mentais constituintes que são os principais representantes do primeiro
jhana, chamados portanto de fatores de absorção (jhananga). De acordo com os
comentários, cada um dos cinco obstáculos é especificamente prejudicial a um
desses fatores, impedindo seu desenvolvimento e refinamento requerido para os
jhanas; por outro lado, o cultivo desses fatores além do nível comum funciona
como um antídoto contra os obstáculos, preparando o caminho para os jhanas.
Nesse texto é indicada a relação entre esses dois grupos de cinco na seção com
o título do obstáculo correspondente.
Não
somente os jhanas, mas também os níveis menores de concentração mental são
bloqueados pelos cinco obstáculos. Portanto a concentração de
"acesso" ou "vizinhança" (upacarasamadhi), é um estágio
preliminar para a total absorção (appana) que ocorre nos jhanas. A concentração
momentânea (khanikasamadhi) também está afastada da presença dos obstáculos.
Além desses estados superiores de desenvolvimento mental, qualquer tentativa
sincera de se ter visão clara e um modo de vida puro será seriamente afetada
pela presença dos cinco obstáculos.
Essa
influência generalizada e danosa dos cinco obstáculos revela uma necessidade
urgente de se diminuir o poder deles através de esforços contínuos. Ninguém
deve acreditar que é suficiente prestar atenção nos obstáculos somente durante
os momentos em que se está sentado para meditação. Esse esforço de última hora
para suprimir os obstáculos raramente terá êxito a não ser que seja auxiliado
pela dedicação prévia durante a vida diária.
Alguém que
aspire sinceramente à inabalável libertação da mente deveria, portanto,
escolher uma "base de trabalho" com importância direta e prática: um kammatthana
no seu sentido mais
amplo, em que está baseada toda a estrutura de sua vida. Agarrar-se a essa
"base de trabalho", nunca perdê-la de vista por muito tempo, isso,
por si só, já será um progresso considerável e encorajador no controle e
desenvolvimento da mente, porque dessa forma, as forças direcionadoras da mente
serão consideravelmente fortalecidas. Alguém que escolheu a superação dos cinco
obstáculos como "base de trabalho" deveria examinar qual dos cinco é
o mais forte no seu caso pessoal. Então essa pessoa deve observar cuidadosamente
como, e em que ocasiões, eles geralmente aparecem. Essa pessoa também deve,
posteriormente, conhecer os estados mentais benéficos que permitem que cada um
desses obstáculos possa ser afastado e, finalmente superado; também deve-se
examinar a própria vida em busca de oportunidades para desenvolver essas
qualidades, que, nas páginas seguintes, foram indicadas sob as faculdades
espirituais (indriya), os fatores de absorção (jhananga) e os fatores da
iluminação (bojjhanga). Em alguns casos foram adicionados temas de meditação, o
que irá ajudar na superação dos respectivos obstáculos.
Entretanto,
para um "mundano" (puthujjana),
somente uma suspensão temporária e enfraquecimento parcial dos obstáculos pode
ser alcançado. A final e completa erradicação só ocorre ao se alcançar os
estágios do despertar (ariyamagga).
- A dúvida
é eliminada no primeiro estágio, o caminho de entrada na correnteza
(sotapatti-magga).
- O desejo sensual, a má-vontade e a ansiedade são eliminnados no terceiro estágio, o caminho de não-retorno (anagami-magga).
- A preguiça, o torpor e a inquietação são eliminadas no caminho de Arahant (arahatta-magga).
- O desejo sensual, a má-vontade e a ansiedade são eliminnados no terceiro estágio, o caminho de não-retorno (anagami-magga).
- A preguiça, o torpor e a inquietação são eliminadas no caminho de Arahant (arahatta-magga).
A
recompensa da batalha contra os obstáculos não é somente limitada a tornar
possível uma concentração meditativa mais superficial ou profunda, mas também,
todo passo dado no enfraquecimento desses obstáculos nos leva para mais perto
dos estágios do despertar, onde a superação dos obstáculos é inabalável.
Apesar da
maior parte dos textos que seguem, traduzidos dos Discursos do Buda e dos
comentários, se dirigirem aos monges, eles também são válidos para aqueles que
vivem em família. Assim como os Antigos Mestres dizem: "O bhikkhu (monge)
é mencionado aqui como um exemplo daqueles dedicados à prática do Ensinamento.
Qualquer um que siga tal prática se inclui no termo 'monge'".
Tradução : Raryel Costa Souza
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