“Quatro esforços. O esforço
de (a) contenção, (samvara-padhanam), (b) abandono, (pahana-padhanam),
(c) desenvolvimento, (bhavana-padhanam), (d) preservação, (anurakkharana-padhanam).
Qual é (a) o esforço de contenção? Aqui um bhikkhu ao ver uma forma com o olho,
ele não se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a
faculdade do olho descuidada, ele será tomado pelos estados ruins e
prejudiciais de cobiça e tristeza. Ele pratica a contenção, ele protege a
faculdade do olho, ele se empenha na contenção da faculdade do olho (do mesmo
modo com os sons, aromas, sabores, tangíveis e objetos mentais). Qual é (b) o
esforço de abandono? Aqui um bhikkhu não aceita um pensamento de cobiça, de
raiva, de crueldade que tenha surgido, mas o abandona, dissipa, destrói, faz
com que desapareça. Qual é (c) o esforço de desenvolvimento? Aqui um bhikkhu
desenvolve o fator da iluminação da atenção plena, que tem como base o
afastamento, desapego e cessação que amadurece no abandono. Ele desenvolve o
fator da iluminação da investigação dos fenômenos ... Ele desenvolve o
fator da iluminação da energia ... Ele desenvolve o fator da iluminação do
êxtase ... Ele desenvolve o fator da iluminação da tranqüilidade ... Ele
desenvolve o fator da iluminação da concentração ... Ele desenvolve o
fator da iluminação da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego
e cessação que amadurece no abandono . Qual é (d) o esforço de preservação?
Aqui um bhikkhu mantém com firmeza na sua mente um objeto de concentração
favorável que tenha surgido, assim como um esqueleto, ou um cadáver cheio de
vermes, azulado, cheio de buracos, inchado." - Digha Nikaya 33, 10.
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