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quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A origem das duas Principais Escolas de Chan - 3 Kannon (Guan Yin)

A Imperatriz começou sua carreira de forma bastante simples, como concubina de segunda classe, uma em meio ao batalhão de jovens mulheres a serviço do imperador. Seu talento passou despercebido até que uma coincidência fortuita lhe permitiu mostrar-lhes à pessoa certa: E isso aconteceu de forma inusitada, enquanto o herdeiro do trono estava sentado no vaso sanitário. Aproveitando o momento, ela o seduziu in situ, um ato de tal audácia e novidade que o príncipe se apaixonara por ela por muitos anos. Como era o costume, no entanto, quando o velho imperador morreu, ela foi mandada para um convento budista, juntamente com outras concubinas. (Enterrá-las vivas já havia saído de moda.)
O príncipe, agora o novo imperador, estabeleceu-se na cidade de Xian com sua nova esposa que, lamentavelmente, não foi capaz de gerar um herdeiro. Então, ele rapidamente se cansou dela e voltou as suas atenções amorosas a uma de suas jovens e belas concubinas. Sua esposa, tentando desviá-lo desse desvio, chamou Wu do convento. Isso foi um grande erro. Wu deu à luz a um bebê e o assassinou, depois de cuidadosamente plantar provas que culpariam a concubina favorita e a esposa do imperador pelo crime. Convencido da culpa delas, o imperador permitiu que Wu supervisionasse a sua punição. Primeiro, elas tiveram suas mãos e pés amputados e então fervidas vivas. Feito isso, o imperador elevou sua Deusa da Misericórdia à categoria de Imperatriz da China.
A boa Imperatriz Wu insistiu para que o tribunal fosse movido de Xian para a antiga capital, Loyang, onde imediatamente começou a financiar a construção de grandes centros monásticos.
Durante esta Idade de Ouro, o budismo ortodoxo viu que a sua responsabilidade se estendia à todas as necessidades do homem, não apenas às necessidades espirituais. Assim, muitos templos budistas urbanos funcionavam como prostíbulos. E por que não? O Budismo Tântrico tinha infectado o corpo budista tradicional. Sexo e salvação não só coexistiram, tornaram-se sinônimos. Mesmo as práticas individuais do Taoismo tornaram-se rapidamente práticas dualistas, uma yoga sexual que requeria que seus adeptos mantivessem haréns particulares ou, pelo menos, a residir perto de casas de prostituição. O indivíduo que buscava a salvação sozinho, em ambiente provado, estava além do escrutínio público.
Centros monástico de sexo ofereciam um serviço adicional: distribuíam afrodisíacos. A farmacologia taoísta tinha fornecido à medicina chinesa com uma série de substâncias para estimular a atividade sexual, e haviam monjas budistas especialistas no seu provisionamento.
Quando a Imperatriz chegou na casa dos sessenta, apareceu na corte um homem extraordinário, um homem que serviu como uma espécie de caixeiro viajante e farmacêutico para o convento de Loyang, o maior bordel budista da época. Este homem era claramente um sucesso, e seus trabalhos prodigiosos nos quartos de senhoras rapidamente conferiram a ele o título de Abade do principal mosteiro de Loyang, posição para a qual que estava plenamente qualificado, diante da conjuntura em que se encontrava o Budismo Ortodoxo.
Quando, porém, o rapaz esqueceu-se da fonte de onde suas bênçãos fluíam e traiu a imperatriz com demasiada frequência, Wu mandou executá-lo. A Deusa da Misericórdia falhou, infelizmente, em antecipar o vácuo sua que ausência tinha criado. Então houve o Inferno, devido aos desejos das senhoras enciumadas e carentes que derramaram a sua indignação sobre Wu. Ela tornou-se alvo de um escândalo torrencial.
A pobre Wu viu-se com poucos aliados. Ela não podia contar com a força unificada da família Imperial. De acordo com alguns relatos, ela estava conspirando a ascensão de um herdeiro preferido ao trono, e este esforço deu a ela o apoio de poucos às custas do de muitos Clérigos budistas, considerando a nomeação que ela havia feito de um mercador comum para ocupar posição sacerdotal tão alta, dificilmente a apoiariam.
Portanto, aqueles que deveriam apoiá-la - os membros poderosos da hierarquia budista - se voltaram contra ela e se juntaram com os taoístas, confucionistas ressurgentes, membros da família imperial descontentes e uma variedade de líderes civis em uma campanha para restaurar a ordem moral. Tínhamos agora um jogo político de interesses particulares, cada grupo procurou agir de forma imbatível. Mas a Imperatriz/Deusa ainda era popular entre a aristocracia, e assim seus inimigos viram a necessidade de primeiro embaralhar a opinião "pública" contra ela. As solicitações de uma liderança moral nova cresceram e a imperatriz era imprópria para proporcionar essa liderança.
Vamos deixar a Imperatriz Wu, um pouco de lado, estudando suas cartas e se perguntando como uma encarnação de Guan Yin deve responder à ingratidão e traição do budismo ortodoxo, e voltar a atenção agora em dois outros elementos que surgem neste cenário.

O Sétimo Mundo do Buddhismo Chan - parte 3 de 4
Capítulo 4: A orgiem das duas Principais Escolas de Chan
 http://xuyun.zatma.org/Portuguese/Dharma/Literature/7thWorld/c4p1.html

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